Uma mega apreensão de madeira ilegal foi realizada em uma mesma fiscalização por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão durante a Operação Ambiental Lignum III, realizada na noite de quinta-feira, 29 de abril de 2021, no município de Imperatriz, sudoeste do estado do Maranhão, na região conhecida como Bico do papagaio, onde o Maranhão, o Pará e o Tocantins se encontram.
A vicinal se tratava de um local de esconderijo de veículos irregulares, onde foram encontrados abandonados um automóvel VW/Gol pretencente a um dono de madeireira e mais sete veículos de carga (caminhões e carretas) cheios de madeira sem comprovação legal.
Todos os veículos foram transportados para a Unidade Operacional de Imperatriz com apoio do Exército Brasileiro, que cedeu motoristas e um trator para a retirada dos caminhões.
A carga de madeira totalizou 221 m³ já descontados o percentual legal de 30%, sendo a maior apreensão de madeira já realizada pela PRF em uma única ação.
As ocorrências foram encaminhadas para a Polícia Civil de Imperatriz e os carregamentos para o IBAMA.
Recorde
As apreensões de madeira nativa serrada pela PRF no Maranhão estão batendo todos os recordes. Enquanto em outros tempos comemorava-se a apreensão de 2.000m³ no intervalo de um ano, atualmente se observa a duplicação destes números. De janeiro de 2020 a abril de 2021 (um ano e quatro meses) as apreensões somam mais de 5.600m³ de madeira apreendida pela PRF.
A intensificação da fiscalização pela PRF objetiva coibir a atividade ilegal de corte, desmatamento e de transporte de madeira sem licença ambiental. Outro fim da fiscalização é desmotivar aqueles que ainda insistem na prática do crime somando prejuízos aos reincidentes. Fonte: Blog Inoticia