Uma decisão do TRE/MA - Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, divulgada nesta última quinta-feira (01), suspendeu e proibiu, pela segunda vez, a divulgação de uma recente pesquisa eleitoral em Imperatriz, por identificar irregularidade e manipulação no contexto da mesma. Apesquisa não relacionava o nome do pré-candidato a prefeito de Imperatriz, Franciscano Soares, pela forma como é reconhecido politicamente, causando uma interpretação errada aos eleitores pesquisados.
A pesquisa, considerada fraudulenta, utilizava o nome civil do pré-candidato a prefeito de Imperatriz e foi suspensa pelo TRE por tentar influenciar o eleitor a não reconhecer o nome de Franciscano Soares na lista, manipulando o resultado.
Vale lembrar que a Resolução do TSE nº 23.609/2019, reconhece como válida o uso de nome pelo qual a candidata ou o candidato é mais conhecida(o), ainda que não seja seu nome civil, desde que fique clara a sua identidade.
Franciscano Soares é pré-candidato à prefeito de Imperatriz pelo Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e deve homologar sua candidatura nesta próxima segunda-feira (05), durante convenção partidária. O evento será realizado a partir das 19h, na Maçonaria da Rua Alagoas, no bairro Juçara e marcará mais um importante passo do político na cidade.