Após meses sem uma agenda própria, o governador Carlos Brandão e o ministro do STF, Flávio Dino devem ter um encontro a sós em Brasília.
A pauta do encontro, que deve ocorrer no mês de dezembro, é institucional, referente a constitucionalidade da reforma tributária e implicação da mesma na arrecadação dos estados, de acordo com o blog Marrapá.
No último dia 25 de novembro, o Partido Verde (PV) protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido de medida cautelar (urgência), no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a reforma tributária, a Emenda Constitucional nº 132/2023. É a primeira ação no Supremo contra algum teor da reforma.
Pessoas próximas ao ministro do STF informaram ao blog do John Cutrim que a reunião entre Dino e Brandão será oficial, após o governador maranhense ter protocolado um ofício ainda no mês de março solicitando uma agenda com o ministro.
“Essa pauta política de realinhamento de grupo não deve ser tratada com o Flávio Dino no STF. Para isso, o governador Brandão deve procurar os atores políticos do estado, presidente de partidos, deputados etc. Dino segue cumprindo o que prometeu ao ser escolhido ministro do Supremo, de deixar a política e não usar a toga para tal”, afirmou um aliado de Dino ao blog do John Cutrim.
O grupo político remanescente do ex-governador Flávio Dino ensaia um rompimento definitivo com o governador Carlos Brandão.
O esgarçamento da relação, que se aprofundou nas últimas semanas, passa por tensões no campo político, embates na esfera judicial em ações movidas no STF e até mesmo querelas pessoais.
Nesta semana, as desavenças escalaram após vir a público a informação de que Flávio Dino não convidou Brandão para a sua cerimônia de casamento no próximo sábado (30) com Daniela Lima, com quem vive em união estável desde 2011. Aliados de Dino dizem que a cerimônia é restrita a familiares e poucos amigos e que o hoje ministro e o governador Carlos Brandão nunca tiveram uma relação de amizade profunda.
Mín. 22° Máx. 37°