Agência Assembleia
O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), major Jonathan Coutinho, destacou, em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’, na TV Assembleia, cuidados que se deve ter nas praias de São Luís durante as férias. Ele conversou com a jornalista Elda Borges, destacando ainda as ações do BBMar e as inovações utilizados, como o uso de drones, com o objetivo de melhor monitorar os banhistas na orla e salvar vidas.
O especialista disse que, por conta do grande movimento de pessoas nas praias, no período de férias, as preocupações devem ser redobradas, principalmente devido ao grande número de crianças e adolescentes. De acordo com o comandante, o BBMar tem usado drone como ferramenta, o que tem ajudado a salvar vidas na ‘Operação Praia Segura’.
“É grande o fluxo de pessoas, principalmente de crianças e adolescentes, nas praias de São Luís, que viram áreas de lazer durante as férias escolares, aumentando o número de ocorrências e de afogamentos. Por isso é importância redobrar os cuidados para evitar acidentes”, frisou.
O comandante alertou também para que crianças e adolescentes não entrem na água sozinhos e que é fundamental que eles estejam sempre acompanhados de um adulto enquanto banham no mar. “Busquem também orientações de segurança junto aos bombeiros e acione o 193 em casos de emergência. Evite ainda brincadeiras perigosas e consumo de álcool ao entrar na água”, alertou.
O major afirmou também que, apesar das ações preventivas dos bombeiros, recente levantamento apontou que, só em São Luís foram 45 ocorrências de afogamentos no ano passado, com três mortes. Ele lembrou os casos recentes de afogamento de um casal e de uma criança, na praia do Olho d’Água.
Outro tema tratado na entrevista foi sobre as 43 ocorrências registradas, em 2024, de acidentes após contato com as toxinas liberadas por caravelas (águas vivas). De acordo com o comandante, nesse período de muito sol, os ventos fortes e a temperatura da água formam uma combinação ideal para o surgimento das caravelas.