Quarta, 19 de Março de 2025
21°C 30°C
Imperatriz, MA
Publicidade

Câmara Municipal realiza painel sobre a Campanha da Fraternidade 2025

Painel realizado na Câmara Municipal de São Luís, nesta quinta-feira (13), debateu diretrizes da Campanha da Fraternidade 2025. O evento é fruto de...

Redação
Por: Redação Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA
13/03/2025 às 18h37
Câmara Municipal realiza painel sobre a Campanha da Fraternidade 2025
O evento chama a sociedade a refletir sobre o papel de cada um, na construção de um mundo mais justo e equilibrado com a natureza / Fabrício Cunha

Painel realizado na Câmara Municipal de São Luís, nesta quinta-feira (13), debateu diretrizes da Campanha da Fraternidade 2025. O evento é fruto de proposta da vereadora Concita Pinto (PSB) e trabalhou o tema da campanha nacional “Fraternidade e Ecologia Integral” com o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom”. A campanha é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e este ano traz à tona questões sobre a preservação ambiental e a harmonia entre seres humanos e o meio ambiente. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da casa legislativo.

A vereadora Concita Pinto ressaltou a importância do evento, que permite aos cidadãos acompanharem as reflexões e debates alusivos à campanha. “A campanha é muito relevante para o momento atual. Há uma urgência de políticas públicas que integrem a preservação ambiental com a promoção da fraternidade e do cuidado com as gerações futuras”, enfatizou.

Concito Pinto acrescentou que o evento chama a sociedade a refletir sobre o papel de cada um, na construção de um mundo mais justo e equilibrado com a natureza. “É essencial que nos mobilizemos para pensar na ecologia integral, que envolve tanto a preservação do meio ambiente quanto o cuidado com as relações humanas. Este painel é uma oportunidade para unir forças em torno desse tema tão relevante”, pontuou Concita Pinto.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA
  • Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA
    Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA
  • Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA
    Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA
  • Fabricio Cunha

    O painel contou também com a presença de autoridades e especialistas que contribuíram com suas reflexões sobre o tema. Carlos Benedito Alves, assessor da Campanha da Fraternidade, falou sobre a importância para a sociedade atual e o trabalho da Igreja nesse contexto. “A Campanha da Fraternidade deste ano nos provoca a enxergar o planeta como um lar comum, onde todos têm a responsabilidade de zelar por ele. A ecologia integral que a CNBB propõe é uma visão holística, que não separa o cuidado com a natureza do cuidado com o ser humano. Precisamos transformar nossa relação com o meio ambiente, respeitando os direitos das futuras gerações”, frisou.

    Outro importante momento do evento foi a participação de Terezinha Costa, coordenadora regional da Pastoral da Família, que falou sobre o impacto da ecologia integral nas famílias. “A ecologia integral nos ensina que o cuidado com a casa comum começa nas nossas casas. Devemos educar nossas famílias para a importância do consumo consciente, do respeito à natureza e da convivência fraterna. Só assim conseguiremos viver em harmonia com a Terra e com o próximo”, enfatizou.

    O evento também contou com a presença do padre Everaldo Araújo, que abordou a dimensão espiritual da ecologia integral, enfatizando a necessidade de uma conversão ecológica. “A ecologia integral não é apenas uma questão ambiental, é uma questão espiritual. Precisamos despertar para o fato de que a destruição da natureza está intimamente ligada ao sofrimento humano. Somente através da mudança de nossos corações e comportamentos poderemos restaurar nossa relação com Deus, com o próximo e com o meio ambiente”, disse.

    O vereador Raimundo Penha (PDT) parabenizou a vereadora Concita Pinto pela iniciativa de mobilizar a Câmara para debater o tema da Campanha da Fraternidade. O parlamentar destacou a importância do diálogo e da construção coletiva para promover mudanças significativas. Na avaliação de Penha, o tema é de grande relevância para os debates na Câmara. Pontuou também que a ecologia integral precisa ser pauta de políticas públicas, e é através de momentos como este que conseguimos sensibilizar a sociedade e os governantes para a urgência desse tema.

    O vereador Raimundo Júnior (Podemos), também presente no evento, reforçou a necessidade de um compromisso real com a preservação ambiental, destacando a importância de se pensar em soluções práticas para garantir um futuro sustentável.

    O painel se encerrou com um momento de reflexão sobre como todos, em sua individualidade e coletividade, podem contribuir para a construção de um mundo mais justo e equilibrado, pautado na fraternidade e no respeito à criação divina. A vereadora Concita Pinto agradeceu a presença de todos e reforçou que o debate sobre a ecologia integral não deve parar por aí, sendo essencial que a Câmara Municipal continue a apoiar iniciativas que visem o bem-estar ambiental e social de São Luís e do Brasil.

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários