Segunda, 21 de Abril de 2025
23°C 32°C
Imperatriz, MA
Publicidade

Paulo Victor propõe criação do serviço SOS Idoso 24h para combater maus-tratos em São Luís

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), propôs por meio do Projeto de Lei nº 037/2025, a criação doserviço SOS Idoso – 24h...

Redação
Por: Redação Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA
11/04/2025 às 16h22
Paulo Victor propõe criação do serviço SOS Idoso 24h para combater maus-tratos em São Luís
>A medida visa instituir um canal permanente e especializado para o recebimento de denúncias sobre crimes e maus-tratos praticados contra pessoas idosas na capital maranhense / Leonardo Mendonça

O presidente da Câmara de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), propôs por meio do Projeto de Lei nº 037/2025, a criação doserviço SOS Idoso – 24hno município. A medida visa instituir um canal permanente e especializado para o recebimento de denúncias sobre crimes e maus-tratos praticados contra pessoas idosas na capital maranhense.

De acordo com o texto, o serviço deverá funcionar de forma ininterrupta recebendo denúncias presencialmente, por telefone, e-mail ou qualquer meio eletrônico de comunicação. Caberá ao órgão competente a ser definido e regulamentado pelo Executivo Municipal, criar um fluxo formal de atendimento e adotar as providências cabíveis diante das denúncias.

Na justificativa do projeto, o vereador Paulo Victor destacou que, embora existam legislações nacionais como o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e o Disque 100, a realidade dos idosos brasileiros ainda é marcada por abandono, violência doméstica e até retenção indevida de seus proventos, o que também pode ser considerada uma forma de violência.

Continua após a publicidade

“O nosso papel como legisladores é criar mecanismos que realmente cheguem à população. Essa proposta visa ampliar os instrumentos de denúncia e proteção, garantindo mais dignidade, acolhimento e resposta rápida às pessoas idosas de São Luís”, afirmou o parlamentar.

A proposta foi encaminhada às comissões de Justiça e de Assistência Social da Casa para análise e parecer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários