Sexta, 13 de Junho de 2025
20°C 31°C
Imperatriz, MA
Publicidade

SES promove treinamento sobre protocolo de morte encefálica

A capacitação tem como público médicos que atuam em unidades de terapia intensiva (UTI) ou áreas relacionadas à emergência e cuidados intensivos de...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
13/05/2025 às 19h11
SES promove treinamento sobre protocolo de morte encefálica
- Curso de Determinação de Morte Encefálica (Foto: Israel Pontes)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes (CET-MA), realizou, segunda-feira (12) e terça-feira (13), o "Curso de Determinação de Morte Encefálica (DME)", no auditório da pasta, em São Luís (MA). A capacitação tem como público médicos que atuam em unidades de terapia intensiva (UTI) ou áreas relacionadas à emergência e cuidados intensivos de todo o estado.

"Para além da qualificação dos profissionais, a capacitação surgiu da necessidade de habilitar médicos visando implementar condutas para um adequado diagnóstico de morte encefálica de potenciais doadores. Com isso, objetivamos otimizar os processos de doação de órgãos e tecidos para transplantes nas unidades hospitalares públicas e privadas do Maranhão", pontuou a coordenadora do Núcleo de Capacitação e Credenciamento da CET-MA, Renata Rocha.

"A Central de Transplantes do Estado e o panorama dos transplantes no Brasil", "Fundamentos Éticos e Legais da Determinação da Morte Encefálica" e "Condutas pós determinação da Morte Encefálica" foram temas abordados na formação. A capacitação contou ainda com a participação do coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, Hiago Bastos. 

O segundo dia da capacitação foi destinado ao debate de casos clínicos. Os profissionais poderão discutir juntos, com a orientação dos facilitadores do curso, condutas clínicas para melhor identificar potenciais doadores que foram declarados com morte encefálica.

O curso obedece a resolução do Conselho Federal de Medicina N° 2.173/2017, que exige que o profissional médico tenha recebido capacitação específica para poder realizar os exames que compõem o Protocolo de Morte Encefálica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários